4 dias em Salvador: tudo pra você curtir

A Bahia sempre esteve nos nossos planos, mas como uma viagem curta, pra conhecer e depois decidir se era um lugar para voltar e explorar mais. Então, partimos em um dos feriados regionais daqui do RS para curtir Salvador. Foram 4 dias em Salvador cheios, mas que permitiram conhecer bastante da cidade e também praias próximas, um dos grandes atrativos.

Quando ir

O verão é a melhor época, mas a Bahia é quente todo o ano. Apesar disso, é importante saber que de julho a agosto é o período com mais chuvas. Fomos de 16 a 20 de setembro. Os aplicativos sobre o clima estavam sempre marcando chuva para a nossa estadia, mas eram passageiras. Dá pra ver na foto, né?

Projeto Tamar - Praia do Forte - Bahia

Localização

Se você for se hospedar em Salvador, uma das dicas é ficar no bairro da Barra, lá dá pra aproveitar o mar nos melhores pontos de banho (Praia do farol da Barra e Praia do porto da Barra). Também há pontos turísticos por perto, ou seja, você vai poder fazer bastante coisa por conta.

Barra - Salvador - Bahia

Ficamos exatamente na Av. Sete de Setembro, rua em que fecha nos finais de semana e próxima ao Shopping da Barra (mais ou menos 1 km de distância). Paramos em um hotel extremamente mal cuidado, que somente a localização compensou. Então fique de olho nos comentários do Trip Advisor e outros sites.

Como se locomover

Salvador é uma cidade com um roteiro preparado “para turistas”, e quando falamos isso significa que muitas atividades são extremamente fáceis de fazer por conta, mas eles inflacionam os preços. Uma fitinha colocada no seu braço por uma baiana…bem, nem queira saber o preço.

Mas a verdade é que Salvador tem Uber e 99 Pop, acabamos usando ambos para alguns passeios por conta (já vamos conta logo mais), principalmente no dia em que visitamos a região do Mercado Modelo e do Pelourinho e também a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Se fossemos pagar um city tour, certamente o valor seria bem alto.

O que fazer por conta

Você pode fazer praticamente todas as atividades por conta, mas em alguns momentos a comodidade de contratar um guia de viagem é ótima e também necessária. Se você tem apenas 4 dias, não pode errar nada. Então, seguem alguns lugares que você pode ir por conta: Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Pelourinho, Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, Casa do Jorge Amado, Farol da Barra e Museu Náutico Da Bahia, Praia do Farol e do Porto da Barra, Passear pelo Bairro Rio Vermelho.

Guia de viagem

Dos lugares que já viajamos, a Bahia foi o que tivemos menos respostas de agências de turismo. Contratamos o Guia Luiz por ter sido rápido, conversar pelo Whats e também pelos preços. Fizemos dois passeios com ele: Praia do Forte e Guarajuba e depois Ilha dos Frades e Itaparica. Ele nos indicou os dias com o melhor clima pra curtir as praias, já que em alguns momentos chovia ou estava nublado.

O que planejar na sua viagem?

Então, vamos ao roteiro de quatro dias, mas você pode adaptá-lo e também colocar nos comentários se tiver dúvidas!

1º dia – Chegada em Salvador
O nosso voo partiu de Porto Alegre no final da tarde, mas tivemos escaladas e, como o aeroporto fica a 1 hora de carro dos principais pontos, não aproveitamos nada do último dia. Inclusive, tudo já estava fechado.

2º dia – Praia do Forte e Guarajuba
Partimos cedo de Salvador. Conhecemos o projeto Tamar (incrível), a vila e suas casas, além de aproveitarmos alguns minutos na Praia do Forte. Em Guarajuba (foto da praia), almoçamos e tivemos um período maior para descansar na areia. Sim, estava um pouco frio, mas nada que nos impedisse de curtir um banho de mar, afinal não é todo dia que se vai pra Bahia, né?

Projeto Tamar - Praia do Forte - Bahia

Projeto Tamar - Praia do Forte - Bahia

Praia do Forte - Bahia

3º dia – Farol da Barra, Orla de Salvador (Barra, Ondina e Rio Vermelho), Acarajé da Cira e Casa de Jorge Amado
Partimos a pé da Praia do Porto da Barra para conhecer o Farol Da Barra e o Museu Náutico (R$ 15 para entrar), passando pelo Forte Santa Maria. Depois de subir ao ponto mais alto, tirar algumas fotos e também ler as histórias sobre Salvador no museu, fomos a pé pela Orla, conhecendo alguns pontos, conversando.

Farol da Barra - Salvador

Barra - Salvador

Farol da Barra - Salvador

Chegamos ao Acarajé da Cira, onde provamos pela primeira vez o prato principal da Bahia (diga-se da passagem, não curtimos tanto assim!). Caminhamos até a Sorveteria A Cubana (muito boa) e depois fomos a pé até a Casa de Jorge Amado (Casa Do Rio Vermelho). O ambiente é lindo, cheio de detalhes e também de obras do escritor. Voltamos de Uber para a Barra e pegamos ainda uma prainha por lá!

Casa do Rio Vermelho - Salvador

4º dia – Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Pelourinho, Igreja de Ouro (Igreja de São Francisco) e Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
No dia em que o sol mais apareceu, fomos conhecer o Mercado Modelo e aproveitar pra comprar as lembranças de viagem, que se resumiram a cocadinhas. Afinal, o lugar tem muitas coisas caras e os baianos são expertos: colocam etiquetas mais caras nos produtos e sempre comentam que podem fazer um valor mais em conta.

Mercado Modelo - Salvador

Elevador Lacerda - Salvador

Elevador Lacerda - Salvador

Subimos pelo Elevador Lacerda para conhecer a cidade alta. Em alguns metros já estávamos na região do Pelourinho. Ao contrário do que muitos falaram sobre a região não ter segurança, vimos vários policiais e inclusive fizemos uma pergunta para eles. Foram super atenciosos! Depois de andar pelas ruazinhas clássicas, conhecemos a Igreja de São Francisco (não tão bem preservada assim).

Pelourinho - Salvador

Fizemos uma pausa para o almoço no Restaurante Odoyá (para nos convencer a atendente nos deus 2 caipirinhas de graça!) e depois pegamos um Uber para a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, que tem fama mais pela sua entrada, cheia de fitinhas. Se você quer uma dica, visite essa igreja somente se você tiver tempo. Ela é afastada de tudo! O dia foi tão cansativo, tão quente, que deixamos o banho de mar pro último!

Igreja Senhor do Bonfim - Salvador

5º dia – Itaparica e Ilha dos Frades
Sim, esse foi o passeio mais esperado de todos. Isso porque as ilhas são lindas e estávamos com medo de que a chuva pudesse atrapalhar. Contratamos com o guia, que nos levou até o porto onde a travessia durou aproximadamente 1h30. A primeira parada foi nos Frades, onde subimos até a Igreja antiga com vista para a toda praia.

Ilha dos Frades - Bahia

Ilha dos Frades - Bahia

O tempo era curto, então resolvemos caminhar também para encontrar pontos sem turistas. Em Itaparica, almoçamos e pudemos curtir o mar. Foi oferecido o passeio de ônibus pela cidade, mas preferimos ficar curtindo a praia. Detalhe: eles nos avisaram para não sair da frente do restaurante conveniado ao passeio porque aconteciam assaltos pela região. Como mais de uma pessoa avisou, levamos a sério e não fomos para muito longe do restaurante que serviu de ponto de apoio.

Itaparica - Bahia

6º dia – Praia do porto da Barra e retorno para Porto Alegre
O último dia é aquele que você não sabe se aproveita, se fica dormindo até mais tarde ou se vai realmente curtir aqueles últimos minutos no mar. Como o nosso hotel era horrível, resolvemos que o melhor era dar uma volta pela Orla. O dia estava lindo e nos despedimos de Salvador com essa paisagem!

Barra - Salvador - Bahia

Gostou das dicas de Salvador? Estamos planejando a próxima road trip e queremos compartilhas os detalhes com vocês! Vamos revelar em breve 😉