Bate e volta: Parque da Cachoeira tem trilhas difíceis e paisagens típicas do RS

A Serra Gaúcha é um reduto para quem ama a natureza e gosta de fazer trilhas. Com temperaturas muito frias, partimos de Porto Alegre e dirigimos por volta de 160 km, sendo alguns de chão batido, para chegar ao Parque da Cachoeira. É um fato que muitas pessoas confundem os parques da Serra, mas esse é bem característico: a ponte Passo do Inferno dá boas-vindas aos visitantes logo na entrada do lugar. Lá, é possível curtir algumas trilhas de média dificuldade e paisagens típicas do Rio Grande do Sul.

Trilhas

Você leu no título que elas são difíceis e são mesmo. Com o ambiente todo úmido e escorregadio, a categoria não se resumiu a apenas 3 quando estivemos por lá. Fizemos duas trilhas: a da Toca (que compreende a Cachoeira Escondida) e Trilha dos Xâxins Gigantes.

A Trilha da Toca é repleta de pedras, sobe e desce. Se você quer ir curtir uma cachoeira sem fazer trilha, no início dela há uma pequena para contemplar (não é possível tomar banho) e logo além piscinas naturais, para curtir no verão. Depois de utilizarmos essa paisagem como fundo para o nosso almoço-lanche, partimos em busca da Escondida com 2km de ida e 2km de volta.

Alguns pontos estavam inundados durante a trilha. Havia bastante sinalização com fitinhas para não se perder por lá, além de placas indicativas dos pontos mais escondidos. Mas isso não é o bastante para não cair, né? De qualquer forma, o visual foi recompensador no final e já sentíamos que tinha valido a pena conhecer o Parque da Cachoeira.

A Trilha dos Xâxins Gigantes não tem cachoeira e é realizada apenas em um sentido. São 3km começando por uma subida super inclinada, com várias araucárias de fundo e um final surpreendente com vários pontos sendo realizados de costas, segurando firme em uma corda. Foi muito desafiador, pois o final é justamente só descendo e, para piorar, estava tudo úmido. Como gastamos bastante tempo na Escondida, tínhamos que acabar a trilha antes das 17h, quando o parque encerra as atividades. Então, tiramos poucas fotos dessa trilha, mas estão valendo, né?

Serviço

O bate e volta para o Parque da Cachoeira custou R$ 15 por pessoa. O parque tem funcionários atenciosos, estacionamento e banheiro (ao terminar uma trilha, você passará por ele para ir para a outra). Também conta com lanchonete. Gostamos bastante da experiência e com certeza foi recompensadora!

Você pode ver outros passeios no estilo bate e volta pelo RS. Clique aqui!