Fugindo pro mato: trilha até a Cascata da Ferradura

Já falamos no último post sobre São Francisco de Paula e as várias opções de cachoeiras por lá. Hoje vamos dar uma dica na região Centro-Serra do estado: na divisa com o município de Sobradinho fica o Balneário e Cascata da Ferradura, mais precisamente na cidade de Candelária. Para quem gosta de trilha no meio da natureza é uma super dica! Melhor ainda porque é de graça.

Como chegar

O acesso se dá por estrada de chão batido e com alguns buracos pelo meio do caminho, mas nada demais. A Cascata da Ferradura fica no arroio Roncador e para encontrar o balneário é preciso sair da estrada principal (RS-400 Estrada Sobradinho Candelária) e seguir por 2,5 km. Há algumas placas sinalizando a localização.

Cascata da Ferradura - Candelária - RS

No local existe estrutura para camping, quiosques com churrasqueiras e na temporada de verão funcionam piscinas.

Acesso à Cascata da Ferradura

Quem visitar o balneário pode conhecer a Cascata da Ferradura tanto de cima como de baixo. Começamos pelo topo. Como ela tem uma queda livre de cerca de 50 metros de altura, a vista é impressionante, mas todo cuidado é pouco. Não há cercas ou qualquer proteção no local.

Cascata da Ferradura - Candelária - RS

Na parte inferior, a trilha tem em torno de 2km (ida e volta), mas muitas pedras soltas, barro e subidas e descidas íngrimes. Nós tivemos a impressão de que muita gente não ia lá há algum tempo, já que alguns galhos estavam bloqueando o caminho. É bom ir com calçado adequado e com garrafinha de água. A trilha é curta, mas a dificuldade não é tão baixa assim, não. Passamos algumas vezes por pedras escorregadias, atravessando o rio.

Chegando lá, o resultado é incrível. A Cascata da Ferradura tem uma vista muito bonita e estava com a água bem esverdeada no dia. A queda quase não cabe nas imagens!

Cascata da Ferradura - Candelária - RS

Cascata da Ferradura - Candelária - RS

Cascata da Ferradura - Candelária - RS

Nós passamos na Cascata da Ferradura depois de ter feito uma viagem para Sobradinho. Como a trilha é curta, se você quer conhecer, aproveite para combinar esse passeio com outro ponto no seu roteiro para aproveitar ao máximo.