Uruguai de carro ou avião?

Pra quem mora no Rio Grande do Sul, poucas horas de avião ou de carro separam o estado dos nossos vizinhos uruguaios. E já que o calendário desse ano ainda tá repleto de feriados, nada melhor do que planejar uma trip pra terra dos hermanos! Se você está em dúvida de como ir, caiu no post certo: escolher ir pro Uruguai de carro ou avião vai depender da quantidade de dias que você tem e até de documentação necessária pra viajar.

De avião

O feriado era curto e o tempo limitado pra conhecer o Uruguai, mas mesmo assim fomos depois de encontrar passagens pela BQB Linhas Aéreas em promoção. Partimos em uma quarta-feira para Montevidéu e retornamos no domingo. Mesmo o voo sendo direto, não contamos os dias da ida e da volta pra realizar passeios, somente 3 dias livres.

Foram nesses dias que fizemos três passeios: city tour pela cidade contratado, Punta Del Este e Piriápolis, além de Colônia del Sacramento. No domingo, antes de voltar para Porto Alegre, ainda passeamos mais pela cidade. Foi extremamente corrido, mas adoramos!

Montevidéu - Uruguai

Punta De Este - Uruguai

Montevidéu - Uruguai

Montevidéu - Uruguai

Colonia del Sacramento - Uruguai

Colonia del Sacramento - Uruguai

Como ocupamos todos os dias com passeios por agência (poderíamos ter alugado um carro por lá, mas não planejamos muito), paramos em um hotel com uma localização não tão boa, já que ficava no bairro cidade velha que é bem deserto durante a noite. Seguem algumas fotos do ViewPort Hotel, melhor lembrança que ficou de lá!

Montevidéu - Uruguai

O que cuidar na viagem de avião:

  • Confira se o seu RG está ok, caso não tenha passaporte. Isso vai ser importante também para a viagem de carro.
  • Não tente burlar a lei do doce de leite ou produtos de origem animal. Traga industrializados, como alfajor e chocolate para não ter problemas no aeroporto.
  • O transfer de saída do aeroporto parece um verdadeiro assalto. Na época, reclamamos porque era mais caro do que o Rio de Janeiro. Compartilhe a van com outros turistas e tente conseguir algum desconto.
  • Cuide se não há paradas demais no seu trajeto de avião. Isso vai encurtar seu tempo de permanência por lá.

De carro

Rolou de tudo na trip de carro, desde a documentação errada feita pela seguradora até um dia de ressaca no hotel. Fomos em junho do ano passado, estava frio, mas resolvemos fazer a viagem pelo litoral que nos pareceu a parte mais interessante do Uruguai. Ficamos uma noite em cada cidade, exceto em Montevidéu, que paramos dois em função de ser uma cidade maior e com mais atrativos em relação às outras.

Uruguai

Punta Del Diablo - Uruguai

Ficou assim a ordem das diárias: 1 dia em Punta Del Diablo, 1 dia em Punta Del Este, 2 Montevidéu, 1 Colônia de Sacramento e 1 dia em La Paloma (paramos pra descansar). Além de conhecer muitos outros lugares pelo caminho como Aguas Dulces, Valizas, José Ignacio, La Barra, Punta Ballena, Parque Nacional de Santa Teresa e etc. Veja algumas fotos!

Casa Pueblo - Uruguai

Bodega Bouza - Uruguai

Bodega Bouza - Uruguai

A viagem de carro é bem mais exigente, mas representa mais autonomia. Não pense que você vai economizar muito, pois calculamos 17 pedágios ao total, além da gasolina ser mais cara do que no Brasil. Fizemos mais de 2 mil km rodados.

Os hotéis também são caros, ainda mais que você precisa encontrar um local privado para deixar o automóvel. Priorizamos aqueles com café da manhã pra economizar depois no almoço, ou seja, fazendo lanches! Os hotéis em que paramos são esses:

  • El Diablo Y El Mar (Punta del Diablo): pousada simples, mas com microondas e frigobar.
  • Hotel Florinda (Punta del Este): um dos mais econômicos, com boa localização e wifi muito ruim. Estacionamento sem valor adicional.
  • Crystal Palace Hotel (Montevideo): a garagem do hotel não fica no próprio local, mas não tem custo adicional. Café da manhã bem servido.
  • Mercosur Universitas (Montevideo): quarto amplo, cozinha com fogão e utensílio domésticos. Estacionamento pago a parte.
  • Hotel Beltran (Colonia del Sacramento): um dos hotéis mais antigos da cidade. Conseguimos deixar o carro no estacionamento mesmo depois do checkout para circular a pé pela cidade. O ponto negativo é que a água quente do chuveiro durou pouco tempo.
  • Hotel Viola (La Paloma): um dos hotéis com melhor custo benefício. Simples, mas próximo da praia e de um bom supermercado.

A nossa viagem custou mais de R$ 2 mil. Então, nem sempre ir de carro significa economia, mas com certeza diversão!

O que cuidar na viagem de carro:

  • Fique atento à documentação, principalmente a Carta Verde. Nossa seguradora errou o preenchimento de alguns dados e precisamos fazer novamente em cima do prazo.
  • Planeje a Carta Verde com dias a mais, caso venha a ocorrer algum problema com o carro.
  • Tenha sempre pesos uruguaios no bolso. Eles vão ser importantes para pedágios, taxas e compras no supermercado, principalmente se você quer economizar nas refeições.
  • Não vá sem reserva, preferencialmente. Não tivemos um roteiro planejado pra cada cidade. A cada dia marcávamos o hotel para o dia seguinte. Se estávamos em Punta Del Este, já marcamos o hotel de Montevideo de lá pelo Booking ou no Decolar. Se você tentar o preço balcão, provavelmente vai encontrar a tarifa mais cara.
  • Apesar de não parecer, há controladores de velocidade na pista. Cuide com eles e também transite conforme a lei, principalmente na Reserva do Taim (uma amiga nossa sofreu um acidente lá em função das capivaras).
  • Para alguns passeios, como o da Bouza, tente reservar pelo site e ir com antecedência à vinícola (que inclusive é muito bonita).
  • Não deixe de carimbar o passaporte ou validar sua documentação ao entrar no Uruguai. Sim, você precisa parar o carro e entrar na Aduana. Não tinha muita sinalização e tivemos que retornar.
  • Prepare o GPS com os mapas do Uruguai. Uma dica é utilizar apps de GPS gratuitos.
  • Instale apps como o Booking, Decolar, Airbnb e Trip Advisor para pesquisar as hospedagens e locais interessantes durante a viagem. Se for pro Uruguai de carro ou avião, é sempre bom ter aplicativos de viagens pra ajudar a tomar decisões ou tirar dúvidas.

Gostou das dicas? Agora que você já leu o post e conferiu as dicas, vai pro Uruguai de carro ou de avião? Deixe o seu comentário com elogios, dúvidas e experiência em nosso post 🙂