Termas de Puritama, o passeio mais relax do Atacama

Se você está acompanhando nossa série de posts pelo Atacama ou está montando o seu roteiro, chegou a hora de dar uma pausa nas dicas de trekkings e conferir todos os detalhes sobre as Termas de Puritama. Quando todo mundo imagina um deserto, pensa em um lugar muito quente e quase sem água, não é verdade? Só que acontece justamente o contrário nas Termas de Puritama, um lugar em que há abundância de água e faz frio quando você coloca o pescoção pra fora. Esse tour é muito melhor feito por conta, com o seu próprio carro, e nós explicamos o porquê nesse post.

As Termas de Puritama ficam ficam a uns 30 km do vilarejo de San Pedro de Atacama. Como precisamos encaixar no final de semana em função de passeios não feitos no período devido às eleições no Chile, optamos por ir pela manhã. Chegamos cedo, os portões nem tinham aberto. Quando finalmente entramos, estacionamos o carro, caminhamos por um pequeno trajeto e trocamos de roupa para entrar nas piscinas naturais quentinhas.

Termas de Puritama - Chile

Quando finalmente colocamos o pé na água, percebemos uma movimentação de pessoas chegando, principalmente de vans de turismo. É quase impossível ficar sozinho em uma das sete termas abertas ao público em geral. Na verdade, é só você colocar nos vídeos do Youtube que vai perceber que a farofada é grande por lá. Mas isso não aconteceu com a gente. E é esse o grande motivo de ir por conta!

Termas de Puritama - Chile

Quando você vai com alguma agência, é necessário escolher um turno (geralmente indicado das 9 às 13h ou das 14h às 18h), mas quando fomos ficamos além do meio-dia. Fomos ficando, ficando, ficando… até percebemos que o fluxo das piscinas diminuiu consideravelmente. No máximo, tinha mais um ou dois casais juntos com a gente. E ninguém nos chamou a atenção pra sair de lá. Nesse momento, tiramos várias fotos e curtimos ainda mais. E, claro, também nos queimamos pra valer! Fica a dica pra passar muito protetor solar, hein!

Termas de Puritama - Chile

Termas de Puritama - Chile

Ir por conta também significa economia. O ingresso das Termas de Puritama é um dos mais caros de todos os passeios do Atacama (15 mil pesos entrando no turno da manhã ou nos finais de semana e 9 mil pesos de segunda a sexta entrando à tarde). As agências de turismo cobram, além da entrada, em média mais 15 mil pesos para levar e buscar, mesmo sendo tão perto de San Pedro. Claro que elas oferecem alguns atrativos como roupão e snacks, mas que não valem o valor cobrado. Se você puder ir por conta, lembre-se que você vai ter total relax garantido e economia também. Dá pra ver nas fotos, né?

Termas de Puritama - Chile

Falando em snacks, é interessante levar um lanche. Lá a estrutura é muito boa! Conta com vestiários, banheiros, mesas e bancos, mas não possui nenhum tipo de bar ou restaurante que venda comidas e bebidas.

E outra dica, informe-se sempre sobre a abertura e fechamento dos lugares na Central de Turismo na praça de San Pedro de Atacama. Quando fomos, as Termas estariam fechadas no dia que pretendíamos fazer o passeio. Algumas agências nem sabiam dessa informação. Por isso, a importância da central de informações.

Esperamos que tenham gostado das dicas 🙂

Mais informações

O que levar? Protetor solar, boné (sua cabeça vai ficar direto no sol e não há sombras), snacks (não vimos lugar para comprar), água e toalha (o local fica a uns 3.500 metros acima do nível do mar, então faz um pouco de frio fora d’água).
Quando ir? De segunda a sexta, o valor cobrado é 9 mil pesos chilenos entrando no turno da tarde. Aos sábados e domingos ou entrando pela manhã, pula para 15.000.
Quanto as agências cobram? O transporte oferecido pelas agências custa em média mais 15 mil pesos chilenos.