Bate e volta pra Cascata Salto Ventoso

Quem ainda não planejou o feriadão e também tá sem grana pra ir muito longe de Porto Alegre, a nossa dica de hoje é curtir a natureza da Serra. Neste post, vamos falar da Cascata Salto Ventoso, localizada no interior de Farroupilha. Segundo o TripAdvisor, é a segunda atração da cidade, perdendo apenas pro Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio. Pela foto abaixo, tem motivos de sobra pra tá no TOP 3, não é verdade?

Cascata Salto Ventoso

Como chegar

Salto Ventoso, que foi palco das gravações do filme O Quatrilho, fica no interior da cidade e é acessível por estrada de chão. São aproximadamente 7km de terra batida. Você vai precisar se deslocar pela linha Muller para ter acesso ao Parque que dá nome à cascata.

Cascata Salto Ventoso

O que tem lá

Em 2016, a área foi remodelada e a cascata com queda de 55 metros ficou ainda mais acessível. A estrutura, diferente de outras cascatas pelo sul, é bem completa: tem passarelas por baixo da queda que permitem conferir tudo de perto e também tem outros pontos para curtir a natureza, como pontes de madeira e bancos pra sentar.

O passeio é indicado pra toda família e não é difícil o acesso. Na foto abaixo, um dos mirantes e logo depois da ponte pequena lá no meio do parque.

Cascata Salto Ventoso

Cascata Salto Ventoso

Tivemos uma experiência extra por lá. Corremos uma competição chamada Trilhas e Montanhas (dá um conferes aqui em outras provas que acontecem por lugares incríveis do RS).

Custos

Pra chegar na Cascata Salto Ventoso, você vai precisar investir no valor da gasolina (são aproximadamente 110 km de Porto Alegre à Farroupilha). Além disso, o parque cobra uma entrada simbólica de R$ 8. Dá pra levar lanche e ficar curtindo sem gastar muito.

Só vale lembrar que, em Farroupilha, tem um dos restaurantes preferidos na Serra da Morg, o Butellinho. Lá servem filé e pratos que dão pra duas pessoas e na média de R$ 80. Não tá acreditando? Então já vai olhando o TripAdvisor com as recomendações de lá antes de pegar a estrada.

Gostou das dicas? Então vem ver mais roteiros do tipo bate e volta no Mochilão de Ideias!